sábado, 27 de abril de 2013

Dicas preciosas para decorar salas com pouco espaço. Parte 2

Bem , primeiro quero me desculpar por não ter postado nada nos últimos 3 dias, é que não estava bem.
Mas voltando a falar de decoração,continuar e enfim terminá-la hj.



Esta sala, arejada e iluminada, é de estilo clássico. As poltronas da década de 1940 se destacam em frente à estante baixinha, sob a janela. Esse móvel corre de ponta a ponta no ambiente, organizando livros e servindo de aparador para telas e arranjos. Projeto de Dante Della Manna.




Este projeto integrou os ambientes para proporcionar a sensação de amplitude. Sala de jantar, estar e o espaço que recebe hóspedes têm na decoração uma aliada para delimitar cada área. O estar, na área revestida pelo tapete, resguarda a TV e o DVD em um balcão multiuso, na frente do sofá. O proprietário optou por cinza-claro nas paredes, que dá um ar masculino ao espaço. Projeto de Bernard Leroux.




Integração total – não há divisórias entre estar, escritório, sala de jantar e cozinha. Aqui se vê a área reservada ao estar, com móveis de madeira e estampas geométricas. O conjunto se volta para a TV, que fica sob a escada, prova de que todo espaço é bem aproveitado neste projeto. Projeto de Paulo Castellotti.



Peças versáteis ajudam no momento em que é preciso dar outras funções à sala de estar. O sofá (à esquerda) é um exemplo disso: dobrável, ele se transforma em cama e pufe. A mesa de acrílico dá leveza ao ambiente. À direita, o arquiteto projetou uma caixa vazada de laminado – a parte inferior serve como bar, e o tampo de 80 cm de profundidade substitui a mesa de jantar. Projeto de Ricardo Umada.



Compacto, este estar é formado basicamente de uma cadeira e um sofá de um só braço, pouco volumoso. A mesa de centro Tulipa, de desenho leve, serve como apoio. Um canto de leitura, com estante e mesa, complementa o espaço, tornando-o multiuso. Projeto de Heloísa Maia Campos.



Esta decoração de atmosfera masculina privilegia tons sóbrios e móveis de bom desenho. O cinza da parede é a cor predileta do morador devido a seu grande poder de adaptação – apesar de ser um tom frio, se revela aconchegante ao fazer parceria com outros tons e texturas. Projeto de Antonio Gomes Júnior.



Feminina e delicada, esta decoração ganhou tecidos românticos e peças multiuso. Encostados na parede, os móveis alongam a área de circulação. Uma vantagem para quem gosta de receber, pois, quando chegam os convidados, fica fácil concentrar pufe, banco e cadeiras da sala de jantar. O móvel-aparador reúne aparelhos eletrônicos, CDs e o pufe. Os futons também oferecem mais um lugar de assento. Na lateral do sofá, a mesa-bandeja se desloca para o centro quando há visitas. Projeto de Cristina Bozian.



Com uma base neutra, pitadas de cor e marcenaria bem planejada, criou-se aqui uma decoração funcional e cheia de personalidade. Ao lado da TV, destaca-se na parede pintada de preto a tela de Mônica Sartori. Observe como o desenho do móvel baixinho respeita o espaço da obra de arte. Combinaram-se móveis antigos (a poltrona vermelha) e novos (o sofá da sala), salpicando cor com parcimônia. Projeto de Lúcia Cotta.



Na reforma, este apartamento, de 42 m², perdeu todas as paredes divisórias. O sofá de chapas de compensado de reflorestamento, dividido em duas partes, vira uma cama: basta remover o sofá da posição em L e deixar os módulos unidos, formando um quadrado. Rodízios facilitam a montagem. Dois colchões de solteiro compõem o assento, forrado com lona de caminhão costurada no avesso. Sob a janela, estrados produzidos com retalhos de madeira indicam o caminho do quarto, e a estante funciona como uma divisória entre a área social e a íntima. A profundidade de 52 cm permite acomodar objetos de ambos os lados. Projeto de Paulo Alves.



Em projetos em que acontece a integração dos espaços, é a decoração que dá conta de marcar os ambientes, com aqui: o estar é delimitado pelo tapete de bambu, que fica 10 cm embaixo do sofá e termina rente à estante de vidro. Os materiais contribuem para a leveza visual. A tradicional marcenaria para abrigar TV e som foi substituída por uma peça transparente, e a poltrona de acrílico também tem seu volume disfarçado. No centro, a mesa estreita libera a circulação. Projeto de Luiz Fernando Rocco, Fernando Vidal e Henrique Reinach.



O fotógrafo Carlos Emilio de Sá e Silva resolveu alugar um apartamento ao voltar de Nova York, onde morou por 15 anos, e trouxe na bagagem as duas cadeiras assinadas pelo designer egípcio Karim Rashid. Em frente a elas, há um pufe de couro e uma poltrona Barcelona. À esquerda, a prateleira sobrou de uma produção de fotos. Apoiada em revistas, virou aparador. O conjunto de mesinhas laterais exibe objetos de decoração, mas as peças, versáteis, servem como apoio ao recepcionar amigos.



Neste projeto, todos os ambientes, com exceção do quarto do jovem morador, foram integrados – até o terraço, delimitado pelo piso de itaúba e marcado pelo banco, que oferece espaço para receber os convidados. Mesmo assim, essa área ainda pode ser isolada com as persianas rolô, que chegam ao piso e também diminuem a luminosidade. Móveis leves e empilháveis são um dos segredos para ter ambientes pequenos agradáveis e bem organizados. Aqui, os bancos vermelhos de plástico cumprem o papel de assento e mesinha. Projeto de Antônio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes.



A moradora pediu às arquitetas uma decoração bem feminina. Assim, foram explorados os tons de amarelo, rosa e dourado, sobre uma base neutra. Mesinhas de acrílico transparente, além de fazerem o papel de banquetas, são uma boa opção para aproveitar melhor o espaço sem pesar no visual do ambiente. Para melhorar a distribuição dos ambientes, o móvel do home theater estabeleceu áreas para o estar e o jantar. Outro detalhe que faz a diferença: apartamento pequeno não combina com cortina volumosa. Por isso, aqui optou-se pela instalação de uma persiana e xales de veludo retos nas laterais. Projeto de Silvia Franchini e Priscila Baliu.




Como os revestimentos e a mão-de-obra consumiram a maior parte da verba na reforma desta casa, sobrou pouco investimento para a decoração. Mas nada que generosas doses de criatividade não resolvessem. Um exemplo disso é o tapete do estar: ele é formado por um conjunto harmonioso de 12 tapetinhos de tear costurados. Em vez de reformar o sofá, uma capa de sarja peletizada resolveu a questão de maneira mais econômica. Projeto de Ana Moraes.




Se o espaço é compacto, vale a pena investir em um bom sofá de três lugares. Este, extraconfortável, conta com um encosto largo, capaz de oferecer apoio aos desenhos emoldurados. À frente, a TV de plasma está instalada em um painel de freijó. Uma grande janela em L, com esquadrias também de freijó, garante luminosidade ao ambiente. Projeto de Consuelo Jorge.




Se o espaço é compacto, vale a pena investir em um bom sofá de três lugares. Este, extraconfortável, conta com um encosto largo, capaz de oferecer apoio aos desenhos emoldurados. À frente, a TV de plasma está instalada em um painel de freijó. Uma grande janela em L, com esquadrias também de freijó, garante luminosidade ao ambiente. Projeto de Consuelo Jorge.




A escritora Letícia Ferreira Braga morou muitos anos com a filha em um apartamento de 180 m², mas incomodava conviver com armários cheios de coisas e ambientes vazios, que não conseguia aproveitar. Até que tomou coragem e resolveu se mudar para um apartamento de 90 m². Na reforma, ela fez questão de projetar o mínimo de armários. O estar, alongado, acomoda poucas peças, mas, nem por isso, deixa de ser confortável. A estante baixa guarda a valiosa biblioteca.




Numa base giratória de inox presa ao móvel, a TV atende à sala de estar e ao home theater. Por sinal, esse segundo ambiente também acomoda os hóspedes eventualmente. Para suavizar esse bloco, instalou-se uma sanca de 90 cm de largura. Dela, vem a luz que destaca o painel laqueado. Projeto de João Armentano.



O jovem proprietário deste apartamento fez questão de dedicar sua atenção à sala de estar, já que costuma receber amigos para assistir aos jogos de futebol. Assim, para propiciar bons momentos em frente à TV, uma tela de fibra filtra a luz da janela. Do outro lado, o painel laqueado de correr, do chão ao teto, fecha a passagem para o quarto sem roubar espaço. Projeto de João Armentano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário